1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Segundo Semestre do Prouni está com Inscrições Abertas

O ProUni – Programa Universidade para Todos – abriu nessa segunda-feira as inscrições para o segundo semestre do ano. Para quem não está familiarizado, o programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais no ensino superior, em instituições privadas de todo o país.

Milhares de estudantes se inscrevem todos os anos em busca de uma oportunidade de ingressar no ensino superior sem pagar nada por isso. O programa possui dois processos seletivos anuais, cada um contendo duas chamadas. A seguir, você confere todos os detalhes e prazos sobre o segundo processo seletivo de 2017.

O ProUni – Programa Universidade para Todos – abriu nessa segunda-feira as inscrições para o segundo semestre do ano. (Imagem: Divulgação)

O ProUni – Programa Universidade para Todos – abriu nessa segunda-feira as inscrições para o segundo semestre do ano. (Imagem: Divulgação)

Inscrições ProUni 2017/2

As inscrições começaram no dia 6 de junho e seguem até às 23h59min do dia 9. Todos os interessados podem se inscrever pela internet, no site. Basta selecionar “Fazer inscrição”, informar o número de inscrição e a senha do ENEM 2016. Dentro do sistema você confere seus dados e faz alterações caso seja necessário; depois preenche um formulário com informações socioeconômicas e preenche a sua renda.

Para completar é preciso incluir todos os membros do grupo familiar e suas respectivas rendas, para que assim o sistema possa fazer o cálculo da renda. Por último você pode se inscrever em até duas opções de curso, podendo pesquisar pelo nome do próprio, da cidade ou da instituição.

Chamadas ProUni 2017/2

O resultado da primeira chamada regular do ProUni está prevista para ser divulgada no dia 12, com matrículas podendo ser realizadas até o dia 19. O resultado da segunda chamada regular deve ser divulgado no dia 26, com matrículas sendo realizadas até o dia 30.

As inscrições começaram no dia 6 de junho e seguem até às 23h59min do dia 9. (Imagem: Divulgação)

As inscrições começaram no dia 6 de junho e seguem até às 23h59min do dia 9. (Imagem: Divulgação)

Nas chamadas regulares é possível conferir a lista de todos os candidatos selecionados para as bolsas integrais e parciais, de acordo com a modalidade escolhida. Os candidatos que não realizarem a matrícula no prazo dado pelo ProUni, perdem a chance.

Lista de Espera ProUni 2017/2

Aqueles candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas regulares ainda possuem uma chance: a lista de espera. Após a divulgação de ambas as chamadas, o ProUni abre o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera. Todos os candidatos interessados devem acessar o portal e manifestar o interesse entre os dias 7 e 10 de julho, basta clicar no botão com essa opção.

A partir de 17 de julho as universidades irão receber os candidatos para a entrega da documentação. Lembrando que nem todos serão selecionados, vai depender da nota e da modalidade escolhida.

Requisitos ProUni 2017/2

Os requisitos para participar do ProUni são simples: obrigatoriamente todos os candidatos devem ter realizado a última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos. Outro requisito obrigatório é não ter zerado a redação.

Aqueles candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas regulares ainda possuem uma chance: a lista de espera. (Imagem: Divulgação)

Aqueles candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas regulares ainda possuem uma chance: a lista de espera. (Imagem: Divulgação)

Preenchendo esses requisitos você já está apto para se inscrever, mas para conseguir a bolsa que deseja precisa ainda confirmar a renda. É preciso uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa para garantir a bolsa integral e uma renda de até três salários mínimos por pessoa para ter a bolsa parcial.

Recomendados para você: