1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Fies 2016 – Inscrições e expectativas

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um fundo de custeio de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas de ensino superior, para estudantes que não podem arcar com as despesas integrais do seu curso. O Fies já é utilizado por vários alunos, mas as mudanças ocorridas em 2015 deixaram muitos candidatos apreensivos para as inscrições do próximo ano. Por isso, confira todas as principais alterações do Fies 2016.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Novos contratos pelo Fies 2016

Os interessados em solicitar o Fies devem ter, a partir de 2015, a última nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem,) com pontuação acima de 450 e com nota acima de zero na redação. Essa foi uma das mudanças para os novos contratos do Fies.

Além disso, segundo o FNDE, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo fundo, além de priorizar as regiões do Norte e Nordeste para os novos contratos, ainda foi adotado o critério de nota dos cursos, ou seja, aqueles com nota 5 na avaliação das universidades terão maior probabilidade de receber o financiamento. Nos cursos com notas menores, 3 e 4, será levado em consideração o critério de região.

Expectativas para o Fies 2016 

Outras mudanças para novos contratos foram feitas pelo MEC, agora o Fies 2016 terá uma taxa de juros de 6,5% ao ano e o limite da renda familiar para solicitar o financiamento não deve passar de 2,5 salários mínimos por mês. O objetivo dessa mudança é priorizar aqueles estudantes que possuem baixa renda.

Os cursos de engenharias, para formação de professores e saúde terão prioridade na liberação do financiamento estudantil. A classificação dos estudantes seguirá em ordem decrescente, de acordo com a nota do Enem.  Além disso, as instituições de ensino superior terão que oferecer pelo menos 5% de desconto para alunos do Fies. A expectativa é que em 2016 sejam liberados 350 mil novos contratos para o Fies.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Inscrições Fies 2016

As inscrições para o Fies 2016, seguem os passos de 2015. Os novos contratos devem ser  solicitados pelo site  http://sisfiesaluno.mec.gov.br. Primeiro, o estudante precisa cadastrar uma senha, com o preenchimento dos seus dados pessoais. Após o cadastramento, o candidato deve realizar a sua inscrição no sistema.

Com a aprovação, ele tem que comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA, órgão validador que funciona na própria instituição de ensino superior em que o estudante está matriculado, em até 10 dias corridos.

Recomendados para você: