1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Usar FGTS para Reforma

Reformar a casa própria às vezes pode sair muito caro, por isso é bom poder contar com a ajuda de uma instituição financeira ou até mesmo do governo federal. Os recursos para a reforma da casa própria são distribuídos principalmente pelas instituições financeiras e são concedidos com facilidade principalmente às famílias de baixa renda, desde que comprovem a finalidade do dinheiro com documentos e fotos do imóvel.

Veja a seguir como usar FGTS para reforma.

Como Usar FGTS para Reforma?

O FGTS para reforma possibilita que você adquira materiais de construção para efetuar sua obra/reforma. Em alguns casos, como no Construcard da Caixa, os materiais podem ser comprados somente nas lojas credenciadas pelo banco. Já se o crédito é concedido por algum programa do governo, geralmente as compras podem ser feitas em qualquer lugar.

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Entretanto, para não dar nada errado, é fundamental conhecer todas as regras e características de determinado programa.

Como Usar FGTS para Reforma?

Para usar o seu FGTS na reforma você deve comprovar à Caixa que realmente precisa do dinheiro para efetuar a reforma e que realmente precisa da reforma. Para isso você pode usar fotos do imóvel mostrando os locais que devem ser reformados, além de demonstrar e explicar situações em que sua família pode ter ficado em risco.

Comprove também sua renda com documentos, além da propriedade do imóvel.

Usar FGTS para Comprar Material de Construção?

O FGTS pode ser usado para comprar material de construção, desde que o cidadão comprove a necessidade da reforma ao banco. Se isso não ocorrer, há a opção de contratar um crédito específico para compra do material de construção, como o Construcard.

Nele você não pode usar o FGTS, mas recebe um cartão de crédito por onde consegue efetuar suas compras à vista com 5% de desconto.

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Governo Libera FGTS para Reforma?

O governo passou a liberar crédito para reformar imóveis usando o FGTS. O governo liberou empréstimos consignados, onde os indivíduos podem usar o saldo do FGTS como garantia.

Nesse tipo de empréstimo é possível usar o valor para qualquer fim, não precisando comprovar ou informar a finalidade para o banco.

FIMAC FGTS

FIMAC é uma nova linha de crédito criada para aquisição de materiais de construção destinada apenas aos trabalhadores com nome vinculado ao Fundo. É possível financiar até R$20 mil por pessoa, independente da renda familiar bruta.

Todos os requerentes têm até 120 meses para pagar o financiamento e todas as prestações são calculadas pelo Sistema de Armotização Constante ou pela Tabela Price.

Como Usar FGTS Retido?

Para usar o seu FGTS retido você deve ir sacá-lo conforme o calendário de pagamento de contas inativas do FGTS. Tendo o dinheiro em mãos você pode usá-lo para o que bem entender, até mesmo para comprar os materiais de construção para a sua reforma.

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Posso Usar meu FGTS Retido para Comprar Material de Construção?

O FGTS retido pode ser usado para a compra de material de construção, mas para isso o indivíduo deve mostrar ao banco para que realmente precisa do crédito. Se o banco aprovar os documentos e a análise de crédito for um sucesso, o FGTS é liberado e você pode usá-lo para a compra de material de construção.

Posso Usar o FGTS no Construcard?

O Construcard é a linha de crédito da Caixa voltada para quem deseja comprar materiais de construção. A Caixa não permite o uso do FGTS para pagar parte das parcelas.

Governo libera FGTS para reforma

O governo federal brasileiro libera o FGTS para reforma apenas em casos extremos, quando a moradia está oferecendo riscos para a família e deve ser reformada imediatamente, ou ainda quando a moradia foi danificada devido à algum desastre, como enchentes. Em outros casos, como de uma reforma comum ou até mesmo ampliação da moradia, não é possível usar o FGTS.

Fimac FGTS

O Financiamento de Material de Construção, conhecido como FIMAC, é uma linha de crédito criada para aquisição de materiais de construção, que libera até R$20 mil por pessoa. O crédito é destinado a trabalhadores que possuem vínculo com o FGTS, independentemente da renda familiar bruta.

Para conceder tal financiamento o governo deve observar as condições do Sistema Financeiro de Habitação e também o uso do recurso para aquisição da moradia própria.

Usar FGTS para comprar material de construção

O seu FGTS não pode ser usado para comprar material de construção. Entretanto, há algumas linhas de crédito no mercado que desempenham essa função, como é o caso do Construcard. Nele você adquire um determinado crédito que pode usar em até seis meses para adquirir todos os materiais de construção que necessita.

Depois, tem até 240 meses para pagar tudo que gastou, podendo pagar as parcelas diretamente através do débito em conta.

Posso usar o FGTS no construcard

Não é permitido usar o FGTS no Construcard. Para facilitar ainda mais o pagamento da linha de crédito, a CAIXA permite que todos os materiais de construção sem comprados à vista com 5% de desconto; assim o valor final é menor e as parcelas acabam sendo menores também.

Caso você acabe se endividando, converse com o banco para renegociar o valor da linha de crédito.

Posso usar meu FGTS retido para comprar material de construção

Não, o seu FGTS pode ser usado somente para a compra de uma casa própria. Você pode usá-lo no início ou durante o financiamento com o intuito de amortizar o saldo devedor e assim diminuir o valor das parcelas.

Posso usar meu FGTS para construir ou reformar

Você só pode usar o seu FGTS para construir uma nova residência através do financiamento da CAIXA, onde você estará adquirindo uma casa própria. Entretanto, ainda assim, é preciso passar por uma avaliação no banco. Ao solicitar o uso do FGTS, será necessário aguardar a aprovação, que pode não acontecer.

São raros os casos em que o FGTS é usado para algo, além da aquisição de uma casa própria.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)