1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como abrir uma pequena empresa?

Em tempos de crise econômica e política em nosso país, onde os vínculos empregatícios são cada vez mais escassos e pagando cada dia menos, muitos brasileiros resolvem optar por alternativas além da busca por empregos – criando suas próprias empresas através da prestação de serviços de maneira criativa, buscando as demandas que são procuradas.

No entanto, abrir o seu próprio negócio requer diversas exigências para que ele fique regulamentado e funcione da melhor maneira possível. Desde o seu modelo de negócio. o mercado que deseja alcançar, até as muitas e diferentes documentações que são exigidas para ser registrado, abrir uma empresa – mesmo que pequena – você irá passar por algumas burocracias.

O empresário – ou futuro empresário – deve ter pulso firme, força de vontade e muita perseverança para lidar com a regulamentação, questões empregatícias, dívidas e múltiplos cálculos que ter o seu próprio negócio traz junto. Confira o passo a passo para abrir uma pequena empresa.

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa

Antes de formalizar o seu negócio, é preciso se informar. Você deve fazer uma pesquisa bem detalhada sobre a existência de outros negócios que possam possuir um nome idêntico ao da sua futura empresa, para que não haja problemas judiciais ou de registro. Também é necessário se informar sobre, através da prefeitura onde será instalada a sua empresa, os critérios para a concessão do Alvará de Funcionamento.

O primeiro passo é tirar o registro legal de sua empresa, serviço que pode ser feito na Junta Comercial do Estado ou em algum Cartório de Pessoa Jurídica. O registro legal é o início de sua empresa, a partir daí ela passa a existir mas isso não significa que você já pode iniciar os seus serviços.

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa. Imagem:divulgação

Para tirar o registro legal, é necessário apresentar as informações de cada um dos sócios (no caso de uma sociedade) e o contrato social, que é um documento onde estão definidos o interesse das partes, o objetivo da empresa e a descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

Com essas coisas de acordo, você prosseguirá para o arquivamento do ato constitutivo da empresa, onde serão necessários os documentos de Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios, Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, e de Pagamento de taxas através de DARF.

Acesse e saiba mais informações: Microcrédito BB

Tirando o CNPJ pela internet

Registrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa. Imagem:divulgação

O NIRE será utilizado para a criação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de sua empresa. Este processo deve ser feito através da internet, no site da Receita Federal – você deve baixar um programa onde deve preencher as informações necessárias e enviar os documentos através dos correios, ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal.

Acesse e saiba mais informações: Confira a taxa de juros do Microcrédito no Banco Postal

Escolha das atividades da empresa

No processo de emitir o CNPJ, é exigido que se escolha as atividades que o negócio irá exercer. É preciso fazer esta categorização para que sejam aplicadas as tributações equivalentes e a fiscalização destas atividades – que podem ser uma principal e até catorze secundárias.

Se a sua empresa irá trabalhar com produção de bens e venda de mercadorias, é preciso fazer o registro na Secretaria Estadual da Fazenda. Esta inscrição é obrigatória para os setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Esta solicitação deverá ser via internet.

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa

Passo a Passo para abrir uma pequena empresa. Imagem:divulgação

Para isso, é necessário ter um contador, e este deve estar pré-autorizado pelo estado, pois é ele quem fará a solicitação de inscrição.

Para quem vai trabalhar com prestação de serviços, o registro é feito na Prefeitura de seu município. Este processo varia de acordo com a sua cidade e com o seu estado, podendo sair direto na Junta Comercial. Procure saber quais são as regras da sua cidade.

Além do Alvará de Funcionamento, se sua empresa possuir um local, um edifício onde se situa, também é necessário conseguir o Alvará do Corpo de Bombeiros, certificando que o lugar é seguro para se trabalhar.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)